quinta-feira, 26 de maio de 2011

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

As tendências pedagógicas realizadas no contexto atual mostram que há uma deficiência no sistema de educação por parte do emprego destas práticas, por serem rudimentares e por não inserir o conteúdo empregado no contexto do estudante, não apenas de escola pública, mas também de escolas particulares que adotam essa forma de orientação para seus alunos.
O texto de Luckesi traz diversas tendências teóricas empregadas pelas escolas como: Pedagogia liberal, tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva, tecnicista, pedagogia progressista, libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos. Na minha formação escolar a tendência que predominou foi à tradicional e é a mais utilizada no sistema de formação escolar no Brasil.
            Sobre essas tendências, pode-se verificar que na metodologia tradicional, as aulas eram centradas no professor, colocando as aulas como expositiva e demonstrativa, realizando exercícios de fixação, como leitura e cópias. Predomina nesse ambiente a autoridade do professor que apenas transmite o conteúdo, enquanto que o aluno está ali para absorver o conteúdo não dialogando com ele e não os socializando com outras matérias.
           Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das suas realidades sociais, toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno. (LIBÂNEO, 1994) A matéria de ensino é tratada isoladamente, isto é desvinculada dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade e da vida.
As tendências apresentadas se refletem no cenário atual,  cujas influências  pode-se perceber nas escolas de todo o Brasil. Agindo sozinhas cometem algumas falhas, pois trabalham rigorosamente seguindo os seus preceitos, e não conseguem encontrar um meio termo para melhor ser aplicada nas escolas.
As tendências pedagógicas liberais, ou seja, a tradicional, a renovada e a tecnicista, nunca assumiram compromisso com as transformações da sociedade, tem posturas antidemocráticas e de autoritarismo, levando a centralização do professor e a submissão do aluno.
           Enquanto que as tendências pedagógicas progressistas focam bastante na questão social, realidade do aluno e a análise critica. Segundo Libâneo, a pedagogia progressista, também chamada de teorias práticas da educação designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
          Isso implica diferentes concepções de homem e sociedade, levando ao aluno o que a escola e o educador deveriam de fato realizar, desempenhando o seu papel de intermediador levando o conhecimento, mas também dando o suporte necessário ao aluno para ele se tornar um ser critico e tentar mudar a sociedade e a sua realidade na qual está inserido.


Referências:
LIBÂNEO, José Carlos.  Democratização da Escola Pública.  São Paulo : Loyola, 1990.
LUCKESI, Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

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