terça-feira, 24 de maio de 2011

AULA 17/05

         


              A aula do dia 17 foi trabalhada em cima do texto de Celso Vasconcelos. Uma parte de um capitulo toca principalmente nos planejamentos e com base no planejamento de aula apresentado no texto, será elaborado o planejamento da oficina. Percebe-se que um planejamento é algo fundamental na vida de um professor para ele realizar um trabalho coerente e seguir uma linha de raciocínio.
            Sabe-se que um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente, pois no decorrer do ano, vários fatores interferem para a mudança das aulas. Um plano de aula é uma previsão, ou seja, pode ser mudado conforme as circunstâncias do momento, a disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas atividades propostas, etc.
            Do mesmo modo que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adequado conforme a aula decorre buscando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos, tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo, pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário