terça-feira, 5 de abril de 2011

Planejar ou não? Eis a questão...

           A aula do dia 20/03 da turma de didática II foi muito proveitosa. Discutimos o texto: Planejamento em questão - 1° parte, do autor Celso Vasconcellos. Um assunto muito interessante e que levanta diversas questões problemáticas como é abordado no texto.
            Logo no começo ele fala sobre a reflexão e podemos perceber que reflexão é o planejamento e que essa característica de refletir é inerente do ser humano. Nós temos essa ação consciente que é o nível de elaboração. E tirando uma citação do capítulo que é de Rubinstein: “O caráter consciente e orientado a um fim caracteriza a atuação humana.”
            A partir disso percebemos que planejar é uma atividade da qual o ser humano faz parte, porém em sala de aula os planejamentos não são usados pelos professores e a situação geral constatada é de descrença no planejamento.
            A aula de EDC A12, serviu para eu conhecer um pouco mais sobre o planejamento, e as discussões feitas em sala fez-se levantar várias questões sobre o assunto. Com o texto e as discussões tentamos entender melhor o planejamento educacional e o porquê da descrença deste pelos professores.
            O autor levanta diversas hipoteses a partir de depoimentos dos educadores em sub tópicos no texto. "Não é possivel planejar" é um deles. os professores alegam que a realidade é muito dinâmica ou que não há condições de haver um planejamento em sala de aula. "Do jeito que o planejamento vem sendo feito não funciona", eles dizem que é inútil, limita o trabalho e que é fora da realidade. O outro seria "Não é necessário planejar".
            Eu acredito que o planejamento ajuda na prática escolar desde que seja feito pelo professor da disciplina e discutido com outros para ajudar em alguns pontos, porém esse planejamento tem que condizer com a realidade na qual o professor se insere, seus horários, seu ritmo de trabalho, com a realidade da escola e dos alunos.
            O planejamento existe para ajudar o professor. Claro, ocorre situações imprevisiveis nas quais temos que mudar totalmente o ritmo da aula e a sua direção, contudo na maioria das vezes necessitamos nos guiar, seguir um plano de direção. O que ocorreu na aula passada vai ter relação com o que ocorre na aula de hoje e é ai que entra o planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário