Procedimentos de ensino e aprendizagem
Os métodos de ensino que vem sendo adotados pelos professores vêm gerando diversos questionamentos e preocupações. É necessário seguir princípios e procedimentos para selecionar esses métodos que serão encontrados, conectados a objetivos gerais e específicos.
Estabelece-se o método de ensino, planejam-se e organizam-se atividades a fim de que o aluno consiga cumprir o objetivo que é entender aquele assunto especifico para algo maior que é adquirir conhecimento com a matéria sendo dada. Percebe-se que com isso, vem a mente o planejamento, algo muito importante na prática docente escolar. “Planejar, portanto, é refletir, é prever, é criar, é agir”. (HAYDT, 2003)
Os princípios básicos do ensino são aspectos gerais do processo de ensino, fundamentados (teoricamente) na orientação do trabalho docente. Estes fundamentos indicam e orientam a atividade do professor rumo aos objetivos gerais e específicos que são:
Caráter científico e sistemático - O professor deve buscar a explicação científica do conteúdo; se certificar de que informações anteriores tenha sido aprendida pelo estudante antes de introduzir novas informações; ter unidade entre objetivos-conteúdos-métodos.
Ser compreensível e possível de ser assimilado - Na prática, para se entender estes conceitos, deve-se dosar o grau de dificuldade no processo de ensino.
Assegurar a relação conhecimento-prática –Estabelecer vínculos entre os conteúdos e experiências e problemas da vida prática.
Garantir a solidez dos conhecimentos e levantar vínculos para o trabalho coletivo e as particularidades individuais.
Com isso, acredita-se que possa haver um planejamento da aula no qual o aluno adquirirá o conhecimento e assim cumprir os objetivos postos pelos princípios básicos do ensino.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. 2003. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo: Ática.
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