quinta-feira, 7 de julho de 2011

Entre os muros da escola / Ensinar a Ensinar

          O filme “Entre os muros da escola”, coloca em questão o papel do educador na sociedade em meio a um ambiente hostil com o qual ele trabalha. Conviver com o diferente, agir de forma ética em certas situações e ainda há a escola que tenta cumprir seu papel social. O filme faz o espectador pensar, essa é a urgência que ele transmite. A relação entre professor e alunos do ensino fundamental de um colégio, no caso Francês, expõe o que é a juventude e os desafios do ensino atualmente.
            Ocorre uma visão realista do filme, da decadência escolar como espaço democrático, algo que não apenas ocorre na sociedade francesa, mas também em várias instituições públicas espalhadas pelo mundo, como por exemplo, as instituições públicas brasileiras. “Entre os muros da escola” vai fundo ao problema instaurado no modelo escolar e dos conflitos ocasionados pelos choques de cultura presentes no filme. Lá, eles partem de suas causas, não de seus efeitos, visando que os telespectadores incitem perguntar, havendo assim um debate sobre esse assunto, não podendo mais ser adiado.
            O professor apenas como possuidor do conhecimento parece não se encaixar mais nos modelos escolares atuais. Numa antiga definição de didática, o termo ensinar era entendido como assinalar, mostrar, anunciar e concorda ao tipo de diálogo descrito, no filme, François é um professor humano, que sabe exercer o papel de educador, buscando uma aproximação com seus alunos que não para apenas nos livros escolares. Atualmente há um desgaste dos docentes decorrente do desinteresse dos alunos. François busca estimular seus alunos, mas encontra falta de respeito somando com os descasos profissionais, assim como, a falta de interesse dos alunos em aprender.
            A nova definição de didática coloca à prova a capacidade do professor em despertar o interesse do aluno sobre a matéria, sua difícil tarefa de transmitir conteúdos de maneira clara e objetiva para os estudantes, despertando no aluno uma visão critica sobre o mundo, e, o filme se refere, sobretudo também, das intimidades nas relações Professor – Aluno. Há a relação do professor em relação à convivência com essas diferenças culturais, étnicas e sociais presentes em sala de aula.
            O filme tem como objetivo mostrar a realidade dos alunos, diagnosticar a mediação e, sobretudo, a importância do professor como profissional, ser social e educador. As discussões pedagógicas presentes no filme servem para tecer considerações sobre o ensino, mostra erros didáticos comuns e leva a reflexões mais profundas sobre a consciência que os problemas educacionais vão, na prática, muito além das queixas e negligências educacionais.
            Os problemas do equilíbrio para educação vão além às dificuldades de acesso ao ensino, ou mesmo, falta de opções ou qualificações, pouca oportunidade. Percebe-se que o problema da educação está na esfera social e diversidade, além do acumulo de divergências entre professor e aluno ao longo desses tempos, mas o filme propõe essa integração entre as partes porque trabalhando unidas pode-se chegar a um consenso e uma harmonia de idéias, assim haver um melhor ensino nas escolas.


RFERÊNCIAS:
CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. (Org.) Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.

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